Fibras alimentares: o que são? Faz bem o consumo?



As fibras alimentares compreendem as partes dos alimentos que quando ingerimos não são absorvidas e resistem ao processo de digestão até chegar no intestino, onde vão agir beneficiando o organismo e prevenindo doenças.

As fibras são capazes de estimular o crescimento de bactérias benéficas no intestino, ajudando a regular o funcionamento intestinal, prevenindo a constipação (prisão de ventre).
Elas protegem o coração, pois atuam como "vassouras" levando a gordura em excesso para o intestino e com isso ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), além de auxiliarem na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
O consumo de fibras torna mais lenta a absorção dos carboidratos, ajudando a manter a glicemia adequada e promove maior saciedade, ou seja, faz com que tenhamos menos fome após as refeições, auxiliando no controle do peso saudável ou no emagrecimento equilibrado.


Onde encontramos as fibras alimentares?

Elas estão presentes em alimentos como: farelos de cereais (aveia, trigo), grãos integrais, nozes, castanhas, amendoim, frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha), sementes (linhaça, chia)...

Importante lembrar, que sempre junto a alimentação rica em fibras é importante que o consumo de água esteja adequado para haver lubrificação no intestino e melhor eliminação das fezes, por isso, não deixe de consultar seu nutricionista para orientar o plano alimentar conforme a sua necessidade e tratamento.




Share:

Postar um comentário

Copyright © 2025 Nutricionista Patricia Rodrigues. Designed by OddThemes