Doença renal crônica (DRC) ocorre quando há alterações na estrutura e redução da função dos rins por mais de 3 meses. Essas alterações levam a alteração da função renal e consequentemente queda na produção de hormônios, eliminação de substâncias tóxicas e regulação do líquido corporal.
Os principais fatores de riscos para a DRC são: diabetes, hipertensão arterial, obesidade, histórico de doença renal crônica familiar, doenças cardiovasculares, idade igual ou maior que 60 anos e tabagismo.
Como fazer o diagnóstico?
A doença renal crônica (DRC) é fácil de diagnosticar e quanto mais cedo for detectada melhor será o sucesso do tratamento. Por intermédio de exames de urina (tipo / 24h) e exame de sangue de creatinina é possível avaliar a taxa de filtração dos rins, além disso, o médico pode solicitar exames complementares, como: biópsia renal, ultrassom dos rins e vias urinárias, raio-x...
Tratamento
A doença tem 5 estágios, no início o tratamento é clínico com acompanhamento medico e nutricional com dieta específica. Na fase mais avançada os rins podem funcionar menos que 15%, sendo necessária a realização de hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal.
A alimentação tem papel fundamental no cuidado e saúde dos rins. Não deixe de fazer acompanhamento clínico com o médico e nutricionista.
Postar um comentário