O abacate é um alimento altamente nutritivo, fonte de energia e nutrientes.
Possui potássio, mineral importante na regulação da pressão arterial; é rico em gorduras insaturadas (gorduras boas), principalmente as monoinsaturadas que auxiliam no controle do colesterol, reduzindo o LDL “colesterol ruim” e aumentando o HDL “colesterol bom”, essas gorduras protegem a saúde do coração ajudando a evitar que se formem placas de gorduras nas artérias.
O abacate também é fonte de fibras que auxiliam o bom funcionamento intestinal; tem antioxidantes como a glutationa, substância que ajuda a reduzir o stresse e ansiedade, além de possuir zinco, fósforo, cobre, cálcio, vitamina E e K.
Existem diversos tipos de abacate: avocado, fortuna, geada, quintal, ouro verde, margarina, entre outros, que permitem o preparo de receitas diferentes, doces ou salgadas e muito saborosas.
Na Doença Renal Crônica, em casos de hiperpotassemia (potássio do sangue elevado) deve evitar ou consumir com moderação e cuidado, sendo muito importante sempre consultar seu nutricionista, pois ele irá orientar qual a quantidade indicada para o seu cardápio e tratamento.
Por último, deixo uma dica: para o abacate não escurecer, acrescente gotinhas de limão.
Postar um comentário