Mastigar significa triturar, moer. A digestão dos alimentos inicia pela mastigação, degradação mecânica inicial dos alimentos, sendo ela, parte fundamental na preparação do alimento para uma deglutição segura.
Na saliva temos enzimas que se juntam ao alimento, umedecendo-o, triturando-o em partes menores. A mastigação é capaz de “informar” ao nosso cérebro que estamos nos alimentando, influenciando na saciedade dos alimentos e sinalizando ao nosso corpo que tem comida a caminho do estômago, aumentando a produção de suco gástrico para uma digestão de sucesso.
O Guia Alimentar para a População Brasileira destaca que quando mastigamos mais vezes os alimentos, naturalmente aumentamos nossa concentração no ato de comer e prolongamos a duração da saciedade, que começa aparecer aproximadamente 20 minutos após o início da refeição.
Ao se alimentar com tranquilidade, mastigando bem os alimentos, consumimos uma quantidade menor de alimentos, temos um melhor aproveitamento dos nutrientes, evitamos desconfortos como azia, dor abdominal, flatulência ou refluxo. Além disso, percebermos o sabor dos alimentos, ativando papilas gustativas, que proporcionam maior sensação de prazer.
Quando for se alimentar desfrute dos sabores, texturas dos alimentos, descanse os talheres no prato entre cada garfada, fazendo uma pausa, se possível, se alimente na companhia de amigos, pois nada como uma boa prosa para prolongar o tempo da refeição; evite distrações, como televisão, celular e mastigue devagar os alimentos.
Caso apresente dificuldades para mastigar procure um profissional, como médico, dentista, fonoaudiólogo. Eles são profissionais que podem te ajudar a identificar a causa da dificuldade. E sempre consulte seu nutricionista para te ajudar a adequar a dieta conforme a sua necessidade.
Postar um comentário